O Rio vai receber, nesta sexta-feira (22), o 24º Fórum Empresarial Lide, uma constelação de estrelas da política — e do judiciário — à altura do título carioca de “capital honorária do Brasil”.
O Hotel Fairmont, em Copacabana, vai reunir pelo menos oito governadores; os presidentes dos cinco maiores partidos do país; deputados e senadores; e CEOs de grandes empresas. O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, fará a conferência de abertura. O explosivo Alexandre de Moraes, também do STF, a conferência de encerramento.
A lista de poderosos revela que o prestígio e a influência do anfitrião João Doria, ex-governador de São Paulo, continua em alta — e põe alta nisso. Doria deixou o cargo em 2022, e reassumiu seu posto no conselho do Lide, o grupo empresarial do qual é fundador. Três anos depois, estará recebendo os poderosos ao lado de Andréia Repsold, a presidente do Lide Rio, e provando que não perdeu a majestade.
Na abertura, estarão o governador Cláudio Castro (PL) e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) — representando o prefeito Eduardo Paes (PSD), que está em Nova York.
E Antônio Rueda, presidente do União Brasil; Ciro Nogueira, presidente do PP; Edinho Silva, presidente do PT; Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Governo de São Paulo; e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Isso para ficar em ordem alfabética.
Também estão na lista os governadores e pré-candidatos à Presidência da República Ronaldo Caiado, de Goiás; e Romeu Zema, de Minas Gerais. E os coleguinhas Gladson Cameli, do Acre; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; Renato Casagrante, do Espírito Santo; e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.
Os temas escolhidos pelo Lide estão na nova ordem do dia
Os temas em discussão vão das mudanças climáticas à nova era dos combustíveis, passando pela relevância do setor de óleo e gás e o bom exemplo economia circular. Ou, como diz o título da palestra de encerramento, “O Brasil de hoje e o Brasil do amanhã”.