O Ministério Público do Rio (MPRJ) iniciou, nesta quinta-feira (21), uma operação para desarticular um esquema de venda ilegal de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão contra 15 pessoas em diversas regiões do estado, como Volta Redonda, Valença, Barra do Piraí e Paraíba do Sul, no Sul Fluminense.
Entre os investigados estão dois policiais militares, incluindo o atual secretário de Ordem Pública de Volta Redonda. As investigações apontam ainda a participação de servidores do Detran/RJ, donos de autoescolas, funcionários de clínicas médicas e despachantes no esquema.
De acordo com o MPRJ, os candidatos pagavam para obter a habilitação sem realizar as provas obrigatórias. O esquema envolvia a inserção de dados falsos no sistema e até o uso de moldes de silicone para burlar o controle biométrico.
A operação Meia Roda está sendo coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa e, alçénm do Sul Fluminsne, também estão sendo cumpridos em endereços da capital e da Baixada Fluminense
Parabéns ao Ministério Público pela isenção, pois o irmão do secretário de Ordem Pública de Volta Redonda também é coronel da PM e trabalha na Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público.