O atual presidente da Câmara de Vereadores e prefeito interino de Três Rios, Jonas Dico (Podemos), será o candidato de Joa Barbaglio (Republicanos) na eleição suplementar marcada para 5 de outubro.
Com 28.632 votos (60,99% do total), Joa foi reeleito em 2024. Mas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em julgamento realizado às vésperas da disputa, já havia indeferido o registro de sua candidatura. Segundo a corte fluminense, o alcaide estava inelegível porque teve as contas rejeitadas quando era presidente da Câmara de Vereadores. Joa acabou disputando a eleição por força de uma liminar, o que abriu uma guerra jurídica. Por fim, o tribunal superior bateu o martelo no último dia 31. O moço está mesmo fora do cargo e uma eleição suplementar foi marcada para a escolha do novo prefeito da cidade.
O vice de Joa no primeiro mandato e na chapa que venceu em outubro, Professor Jackson (Novo), também pretende voltar às urnas — desta vez como titular. Mas sem o agora ex-prefeito por perto.
Joa desfez a dupla ao escolher Jonas Dico como o seu candidato.
Outros pré-candidatos em Três Rios
Outros políticos da cidade já se colocam no páreo. Um deles é vereador Professor Anderson, conhecido popularmente como Muriçoca, do PRD — que já tem até vice, Doutor Caio Obeica (PP).
Também vereadora, Bia Bogossian (PSD), se apresenta como a aspira ungidda pelo prefeito do Rio e pré-candidato a governador, Eduardo Paes (PSD).
Completa a lista dos postulantes Leandro Galdino, do PT.
A treta no Solidariedade
Já o Solidariedade tem dois pré-candidatos. E caberá ao presidente estadual do partido, o deputado federal Aureo Ribeiro, dizer quem realmente estará com a fotinha na urna daqui a menos de dois meses.
Um dos aspiras é Juarez da Saúde, que foi vice na chapa de Vinícius Farah (União) em 2024. Juarez também já tem até vice, o advogado Rossimar Caiafa (PRTB).
O outro é o pastor e empresário Márcio Poncio, pai da deputada estadual influencer Sarah Pôncio (SDD). Márcio, que nas redes sociais se apresenta como o “patriarca da família Poncio” e membro da Igreja da Nuvem, disputou uma vaga de deputado federal em 2022 pelo antigo PROS.