No Palácio Guanabara, não se fala em outro assunto: o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca (PP), já teria avisado ao governador Cláudio Castro (PL) que pretende retomar o seu mandato de deputado pelo PP na Assembleia. Nos corredores virtuais do legislativo estadual, é dado como certo que o moço voltaria para pavimentar o caminho rumo à disputa pela presidência da casa.
Tutuca sai pela tangente.
“Da minha parte não existe esse movimento”, garante. Mas acrescenta: “Pelo menos, até o fim do ano”.
A Assembleia deve escolher um novo presidente ainda em 2026, já que o governador Cláudio Castro (PL) pretende disputar uma vaga no Senado em outubro e, para isso, precisa deixar o cargo seis meses antes. O atual presidente e primeiro na linha sucessória, Rodrigo Bacellar (União), então deve assumir o comando do Palácio Guanabara em abril. O sucessor de Bacellar teria uma espécie de mandato tampão, até que os deputados eleitos em 2026 tomem posse na Alerj.
Outros nomes têm surgido como prováveis candidatos. André Corrêa, também do PP, é um dos nomes sempre lembrados. Ele também desconversa.
Douglas Ruas, do PL, ao contrário de Tutuca, é candidatíssimo
Já o PL, maior partido da Alerj, não dissimula. Assume que já tem o seu candidato, o hoje secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, e que está disposto a brigar pela eleição do rapaz. Não é de hoje que Douglas é uma das apostas do presidente estadual da legenda, Altineu Côrtes, e a presidência da Assembleia seria uma ótima plataforma para futuros lançamentos mais altos.
Enquanto o momento da disputa não chega, Tutuca vai tocando… para o lado.
“É muito difícil isso acontecer agora… Estou com muita coisa em curso na secretaria”, avisa.