Do olhar sensível sobre a cidade na nova exposição da Casa Firjan ao humor do cotidiano escolar em uma comédia teatral, este fim de semana está recheado de boas opções culturais para quem quer curtir o Rio e sair do óbvio. Tem também pré-estreia de série na Aldeia Marakanã, com foco nas maternidades indígenas, quilombolas e periféricas.
Confira os destaques do TEMPO REAL e bora lá!
Exposição ‘Só onde tu estás nasce um lugar’

A Casa Firjan inaugura, neste sábado (12), a exposição “Só onde tu estás nasce um lugar”, com mais de 20 trabalhos sobre a cidade do Rio de Janeiro. A mostra prestigia 11 artistas locais, revelando o cotidiano dos moradores e a forma como o município se constitui através de imagens inéditas.
Os ensaios foram realizados em diferentes pontos do Rio e selecionados por meio do Edital Mosaico Rio Firjan Sesi, publicado no segundo semestre de 2024.
A exposição está em cartaz na sede de Botafogo, localizada na Rua Guilhermina Guinle, 211, e pode ser visitada até o dia 27 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 18h30.
Pré-estreia da série ‘Mães da Terra’

A série “Mães da Terra”, dirigida por Maria Rita Nepomuceno e produzida pela Caliban Cinematográfica, será exibida neste sábado (12), às 18h, em um evento especial na Aldeia Marakanã, na Avenida Rei Pelé, 1.051.
Pela primeira vez, o público poderá assistir ao quarto episódio da série. Após a exibição, haverá um debate mediado pela própria diretora, com a participação de Michele Kaiowá, representante da comunidade Panambizinho; Juliana Guajajara, ativista indígena brasileira; e Potyra Krikati Guajajara, uma das lideranças da Aldeia Marakanã. O evento é gratuito.
A série documental, composta por seis episódios, registra e destaca as práticas de auto-organização da maternidade indígena, quilombola e periférica através das gerações, com foco especial na relação entre mães e avós.
Espetáculo ‘A diretora é uma comédia’
A peça “A diretora é uma comédia”, idealizada pelo ator, autor e humorista Diogo Bonfim, chega ao palco do Del’Art neste sábado (12), às 20h. A comédia promete arrancar risadas ao contar a história de Margareth Pinto, uma diretora desequilibrada que tenta controlar a vida de seus professores dentro e fora da escola.
O espetáculo explora com bom humor o cotidiano escolar, desde o comportamento dos alunos até as práticas de ensino. A peça foi criada por Bonfim durante o período de isolamento social.
Os ingressos para o espetáculo variam entre R$ 50 e R$ 100 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. O Del’Art fica no BarraPoint Shopping.