A Acadêmicos de Niterói fará sua estreia no Grupo Especial do Carnaval 2026 com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escola, campeã da Série Ouro, levará para a Marquês de Sapucaí a trajetória de Lula com o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O carnavalesco Tiago Martins explicou que o título faz referência ao mulungu, uma árvore do agreste pernambucano que era o “brinquedo” predileto de Lula na infância. O enredista Igor Ricardo também colaborará no desenvolvimento do enredo.
“Vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil. É uma história de vida de um homem vencedor que levaremos para a Avenida”, disse Tiago Martins.
A azul e branca da cidade sorriso estreará no Grupo Especial do carnaval carioca e abrirá os desfiles do domingo de carnaval, 15 de fevereiro.
Figuras celebradas no Carnaval 2026
Outras escolas de samba já anunciaram que vão homenagear figuras emblemáticas no próximo desfile. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou, em maio, que a ícone da música brasileira Rita Lee será o enredo do desfile de 2026. A “Padroeira da Liberdade”, marcou gerações com seu legado musical, estético e comportamental.
Já a Imperatriz Leopoldinense, vai contar a história do Ney Matogrosso, símbolo de ousadia e liberdade artística. Ele será celebrado com o tema “Camaleônico”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.