A Praia do Farolzinho, em Campos dos Goytacazes, recebeu uma visita especial nesta segunda-feira (7): um elefante-marinho-do-sul apareceu descansando tranquilamente na areia, sob o sol da orla. O animal está sendo monitorado por especialistas do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e do Instituto BW.
De acordo com os pesquisadores, o visitante é um macho subadulto, com cerca de três metros de comprimento. Os especialistas também alertam para não se aproximar do animal, já que a presença de pessoas pode causar estresse e atrapalhar o período de descanso.
“Quando procuram as praias, eles querem descansar e pegar sol. Podem estar entrando na fase de muda de pele ou simplesmente relaxando após longos dias no mar. Por isso, é fundamental não perturbá-los. Em algum momento, retornam ao mar aberto e reencontram sua colônia de origem. Aqui, eles precisam de tranquilidade — sem pessoas por perto e, especialmente, sem cachorros ou outros animais domésticos que possam causar estresse”, explica Salvatore Siciliano, pesquisador do GEMM-Lagos.

A espécie é considerada uma visitante ocasional do litoral fluminense. Natural da Patagônia argentina, os elefantes-marinhos migram seguindo as correntes frias do oceano. Estima-se que a população mundial ultrapasse os 700 mil indivíduos, com cerca de 190 mil filhotes nascendo por ano.