O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) julga, nesta terça-feira (8), o último recurso do processo de cassação do mandato do deputado estadual Ricardo da Karol (PL). A sessão está marcada para as 15h e deve analisar os embargos finais apresentados pelas partes envolvidas.
Em maio, por unanimidade, o tribunal cassou o mandato dele ao reconhecer que Ricardo cometeu infidelidade partidária ao deixar o PDT — legenda pela qual foi eleito primeiro suplente em 2022 — para se filiar ao PL.
No entanto, com o recurso, ele permaneceu no cargo que assumiu após Martha Rocha (PDT) ser nomeada secretária municipal de Assistência Social do Rio.
A ação foi movida pelo próprio PDT, que pede que o TRE-RJ siga o parecer do Ministério Público Eleitoral e determine a posse imediata de Wanderson Nogueira (PDT), segundo suplente da legenda.
Caso perca, Ricardo da Karol ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabe destacar que, pelo PL, ele lançou candidatura à Prefeitura de Magé em 2022, mas foi derrotado por Renato Cozzolino (PP).