O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta terça-feira (08), a criação de uma maternidade na Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina, até o fim deste ano. Segundo o governo do estado, a nova unidade de saúde será instalada no prédio onde funcionava uma operadora de telefonia e as obras de adequação do espaço já começaram.
O anúncio foi feito durante o evento de lançamento da segunda edição do Programa de Apoio à Implantação de Parques de Inovação Social, Tecnológico e Ambiental (Pista) em favelas do Rio de Janeiro.
“O filho da Rocinha voltará a nascer aqui, pois a comunidade terá uma maternidade só para ela. Eu espero que até o fim do ano essa maternidade seja entregue e o povo da Rocinha não tenha que se deslocar para longe para ter os seus filhos. Essa foi uma promessa que fiz aos moradores há pouco mais de dois anos e que tenho o orgulho de dizer que vamos cumprir”, disse Cláudio Castro.
Antes do anúncio, o governador também apresentou detalhes da segunda fase do Pista. Por meio de edital, serão selecionados projetos e startups em cinco regiões: Rocinha, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Cidade de Deus e em Petrópolis, na Região Serrana. O programa busca incentivar a aceleração de negócios cooperativos com impacto socioambiental, fortalecendo o papel das startups como agentes de transformação.