A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou 28 postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 30 de janeiro e divulgou o balanço — nada animador — nesta semana. Dentre estes, onze estabelecimentos sofreram algum tipo de autuação por apresentarem irregularidades. A operação aconteceu nas cidades de Queimados, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e Mesquita, além da capital.
Só no Rio, três postos sofreram interdições, nos bairros de Sulacap, Ramos e Maria da Graça. Em um deles, foi identificada a comercialização de etanol fora das especificações da ANP quanto ao teor alcóolico. O mesmo posto também foi autuado por violar faixas e lacres colocados em interdição anterior, não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel e possuir tanque de etanol não interligado a nenhuma bomba medidora.
Outro revendedor foi interditado por exercer a atividade sem autorização da ANP, além de violar faixas e lacres de interdição anterior. O agente teve mais de 8 mil litros de combustíveis apreendidos. O terceiro posto sofreu interdição por disponibilizar GNV ao consumidor com pressão máxima de abastecimento superior à permitida (que é de 220 bar), além de não efetuar o controle de drenagem dos tanques de diesel e não possuir equipamento para o teste da qualidade dos combustíveis (que pode ser exigido pelo consumidor).
Postos da Baixada Fluminense também foram interditados
Em São João de Meriti (Av. Miguel Couto, 937), um posto foi autuado e sofreu interdição por comercializar gasolina comum com 54% de etanol, quando o especificado na legislação é 27%. Além disso, por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de diesel e não possuir equipamento para o teste da qualidade dos combustíveis.
Em Duque de Caxias (Av. Automóvel Clube, 600), um posto foi autuado e interditado por exercer a atividade sem possuir autorização da ANP, tendo cerca de 31 mil litros de combustíveis apreendidos. Já em Belford Roxo (Av. Benjamin Pinto Dias, 1131), um revendedor foi autuado e sofreu interdição por disponibilizar GNV com pressão máxima de abastecimento superior à permitida. Não foram encontradas irregularidades em Queimados e Nova Iguaçu.
Autuações sem interdições
Outros cinco postos foram autuados, sem interdições. Dois no Rio — nos bairros de Anchieta e Bangu —, além de dois em São João de Meriti (Rodovia Presidente Dutra, S/N, KM 4 e R. João de Matos Filho, 71) e Mesquita (Estr. Feliciano Sodré, 1423), por motivos como: não efetuar o controle de drenagem dos tanques de diesel; não identificar o(s) fornecedor(es) dos combustíveis nas bombas; e não dispor de termodensímetro (equipamento acoplado à bomba de etanol para verificar aspectos de qualidade).
A agência destaca que os estabelecimentos autuados pela ANP passam por processo administrativo, durante o qual têm direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei. Após a conclusão do processo, em caso de condenação, estão sujeitos a multas, que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de penas de suspensão e revogação de sua autorização.
Já a interdição é uma medida cautelar. Ela é aplicada para proteger o consumidor, evitando a comercialização de combustíveis fora das especificações, fornecimento de combustível em quantidade diferente da marcada na bomba, entre outras irregularidades. Caso o posto comprove à ANP que o problema foi sanado, a Agência realiza a desinterdição, sem prejuízo do processo administrativo e de possíveis sanções.
Na operação, também foram coletadas 19 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
Posto de gasolina na rua amaro Cavalcanti um bujão de 8 metros entra 13 e ninguém faz nada .fiscalização lá urgente
Precisa fiscalizar postos de combustíveis na Pavuna.
É um absurdo a péssima de qualidade de combustíveis nestes postos.
Postos no bairro do campinho e Madureira a maioria com certeza está irregular. Meu carro já sofreu esse incidente várias vezes. Chega
Fiscalização já.
Poderiam ir no último posto Ipiranga da Av Brasil, em Santa Cruz…… é abastecer lá e alarmar injeção no painel do carro…..
E eu pensando que, no meu caso, um cilindro de 16m3 entrando 17,5m3 fosse um absurdo.
Posto BR da Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, sentido Pavuna.
Tem que fiscalizar os POSTOS em JACAREPAGUA e ADJACÊNCIAS. Fiscaliza o POSTO SILOMAR na TAQUARA. Tive problema no ETANOL mais ÁGUA que ETANOL. Cano de descarga parecia uma bica de tanta água que saía. LUZ INJEÇÃO ACENDEU metros depois ao sair com carro. Tive que retirar todo combustível e usar gasolina podium para sanar o problema.
Cadê a lista dos postos?
Fiscalização no posto da av Paulo de frontin…próximo ao mercado de tecidos ….provavelmente eles tem dispositivos na bomba para abastecimento menor que o marcado na bomba. Já coloquei uma vez lá valor que o ponteiro do carro deveria passar de 1/4 ele ficou abaixo!!! Paguei por 12 litros e recebi 7…..nunca mais parei lá
Os postos da Taquara de GNV estão todos com alguma fraude pois entra muito mais meus de GNV que o ele suporta. É necessário fiscalização urgente
Deixaram de fora os postos que conseguem colocar até 6m³ à mais que a capacidade de um cilindro de GNV e o pior são os frentistas alegarem ser a pressão rsrs.
Quando vão fiscalizar o GNV?
Gostaria de saber como faz a denuncia?
ESSA AGENCIA DE FISCALIZAÇÃO É CONIVENTE COM OS POSTOS FRAUDADORES.
Eu mudei a forma de abastecer nunca peço pra encher mando colocar 50 reais de gnv, pois se mandar completar um botijão de 16m passar pra 24mts na maior cara de pau. A impunidade tomou conta do Brasil. Na região de Campo grande e de guaratiba fazem o que querem.
Posto shell entre ramos
E bonsucesso rouba os montes
No Rio, todos os postos deveriam ser periodicamente visitados, surpresa. Em TODOS, vão encontrar irregularidades. Meu tanque cabe 45 litros, nao estava na reserva, entrou 47 litros de gasolina, questionei dom o frentista, mas sai pra nao levar uma surrCAMPO GRANDE, SENADOR VASCONCELOS, SANTISSIMO, SENADOR CAMARA, BANGU TODOS COM FRAUDES.
Esses postos tinha que perde o alvará de funcionamento uma multa de 5 mil para eles não faz diferença amanhã eles praticam a mesma fralde como muitos estão sendo multados por ter violado o lacre de fechamento de bomba.
Postos em Higienópolis Rua Darke de Matos urgente
Fiscalizem também os postos da Praça de Bandeira e Tijuca, etanol com água
Posto SHELL aladin na subida antes da igreja católica em Pedra de Guaratiba, na Rua Barros de Alarcao, com combustível adulterado.
Atenção.
Carro falhando!!!!
Posto sem bandeira na subida do Alto da Boa Vista, é o posto nota 10, etanol com problema carro fica falhando.
Tem que ir na zona sul, o GNV entra mais ar do que gás. O GNV vendido na zona sul não rende nem a metade do vendido na zona norte.
Posto em ilha de Guaratiba tb precisa ser fiscalizado. Vc abastece 100 reais parace que não entra os litros direito e no painel sobe muito pouco. Um roubo.
Mais nao entra mesmo!
Pessoal o posto de gasolina da rua bilhões de carvalho em Copacabana no final da rua, depois que eu abasteci com álcool meu carro começou a dar vários problemas, não sei se foi por causa do álcool mas acho que vale apena fazer uma fiscalização lá.
Enxugar gelo,daqui a pouco estão lesando os consumidores de novo.
Fiscalização urgente nos postos em Campos dos Goytacazes!! Até de bandeira famosa dando problema nos motores!!
Multa de cinco mil para posto de gasolina é brincar com o contribuinte que perde o dobro num motor de carro!!!
Nunca foi novidade..nem vão parar de adulterar o combustível..fiscalização muito ruim…no rio todos os postos fazem isso..no etanol..na gasolina..e até no gnv..
Posto Shell na Tijuca, vc completa com gasolina vpawer, pois é a mais cara, o tanque não completa e ainda danifica a boia de medição do carro. Vergonha! Solicito URGENTE fiscalização.
Tem que fiscalizar todos aqui de campo grande,rio do ar, estrada do monteiro,Av Cesário de melo,ou seja todos,cosmos e viaduto de paciência.