Três meses após agentes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado surgirem com coletes da “Polícia Detro” — revogada logo em seguida —, o órgão lançou, nesta quarta-feira (27), novos modelos de uniformes. Desta vez, sem “criar” sua própria força policial.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. Funções de fiscalização, vistoria, ouvidoria, chefia de posto e assessoria de comunicação, por exemplo, serão contempladas com as novas vestimentas.
A publicação também institui modelo de colete e boné destinado exclusivamente aos servidores cedidos dos órgãos de segurança ao Detro. Contudo, desta vez, não haverá a polêmica inscrição “polícia”.
‘Polícia do Detro’
Em agosto, o Detro colocou em ações de fiscalização agentes com coletes trazendo a inscrição “Polícia Detro”. Isto causou reboliço especialmente entre o grupo de deputados da Assembleia Legislativa (Alerj) que defende a extinção do órgão.
No dia 23 daquele mês, diante da repercussão, o Detro publicou o Diário Oficial a revogação da portaria que criava a “Polícia Detro”, por meio do uso de coletes personalizados. O deputado Filippe Poubel (PL), que havia denunciado a medida , comentou sobre o caso.
“Não existe Polícia do Detro, era um escárnio, um crime de falsa identidade. A revogação desse absurdo anula mais uma tentativa do Detro de extorquir a população. Vamos continuar fiscalizando e buscando na Alerj a extinção do Detro”, destacou.