A Prefeitura do Rio divulgou o plano operacional para a 29ª Parada do Orgulho LGBTI+, que acontece neste domingo (24), em Copacabana. O desfile, com início na Avenida Atlântica, tomará conta da pista da orla da praia, seguindo percurso até a Rua Rodolfo Dantas. E as interdições de trânsito para a realização da Parada do Orgulho LGBTI+ serão feitas por etapas.
A primeira será iniciada ainda hoje (23), às 23h30, com a interdição da Av. Atlântica, pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para o posicionamento dos trios elétricos. Às 7h da manhã de domingo (24) será implantada a área de Lazer da Av. Atlântica — pista junto à orla —, em seu horário habitual, das 7h às 18h, como ocorre aos domingos e feriados. A pista junto às edificações da Av. Atlântica, a partir da Rua Joaquim Nabuco até a Av. Princesa Isabel, além de seus acessos, também poderão ser interditadas gradativamente, conforme o fluxo de chegada do público.
A área de Lazer da Av. Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento. Segundo a Prefeitura, a operação de trânsito contará com 70 agentes, entre Guardas Municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios.
A liberação do tráfego de veículos está prevista para às 23h de domingo. A recomendação da Prefeitura é para que o público dê preferência ao transporte público, para chegada e saída do evento.