O fim de uma eleição, para alguns, é como o carnaval da Sapucaí: o glitter ainda nem saiu da avenida, mas os carnavalescos já estão nos preparativos para o próximo ano. Da mesma maneira, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) segue em ritmo acelerado depois de concorrer pela cadeira da Prefeitura de Niterói. Com 12,65% dos votos válidos (35.498 votos) no primeiro turno, ficou em terceiro lugar, mas nem por isso se deu por vencida. Ela já mira mais à frente, em 2026 e se lança em uma nova empreitada, a “Caravana pelo futuro”.
A iniciativa quer aproximar a parlamentar das diferentes demandas dos moradores pelo estado do Rio. O primeiro destino foi Campos dos Goytacazes, na última quinta-feira (7). Ainda este mês, a deputada federal e historiadora também passa por Cabo Frio e Rio das Ostras. A ideia é ouvir os relatos e preocupações diretamente de quem vive as dificuldades cotidianas.
“Acredito muito no diálogo. É importante entender a política como parte da vida real — está no preço do pão, na falta de vagas nas escolas, nas oportunidades que não chegam. A escuta faz minha atuação no Congresso se tornar cada vez mais combativa”, explica a deputada.
Com o rolé pelo estado, Talíria pretende usar sua experiência e formação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal Fluminense (UFF) para estabelecer um canal de diálogo contínuo e preparar o terreno e chegar fortalecida ao pleito que vai definir presidente da República, governadores, senadores e claro deputados federais.