O médico Marcus Vinícius Fernandes Dias, já nomeado novo presidente da Fundação Saúde, escolheu o procurador do estado João Manoel Galdi para assumir a Diretoria Jurídica da instituição.
Atualmente lotado na Secretaria de Segurança, Galdi é advogado especialista em improbidade administrativa, contratos públicos, licitações e anticorrupção. Mestrando em Direito Público na Uerj, o procurador se apresenta ainda como professor na Escola Superior da Advocacia e em diversos cursos preparatórios.
Ele vai cuidar da área jurídica da Fundação Saúde, que é responsável pelo funcionamento de mais de 50 unidades de saúde do estado e pela contratação do laboratório PCS Saleme para a realização dos exames para transplantes. O órgão é investigado por erros em laudos que fizeram com que órgãos contaminados com o vírus HIV fossem liberados para serem transplantados.
Novo presidente
O médico Marcus Vinícius Fernandes Dias entra como novo presidente da instituição, substituindo o ex-diretor João Ricardo da Silva Pilotto, nomeado em 2016, na gestão do deputado Doutor Luizinho como secretário estadual de Saúde. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça (22).
Servidor de carreira do Ministério da Saúde há mais de 15 anos, Marcos Vinícius ocupou os cargos de coordenador-geral de assistência, direção-geral dos hospitais federais e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Também foi vice-presidente do Instituto Vital Brasil, diretor-geral do Hospital Adão Pereira Nunes e diretor-médico do Hospital Azevedo Lima. Atualmente, é diretor-geral do Hospital Estadual Azevedo Lima e conselheiro de administração da CEDAE.
A nova diretoria está sendo recomposta depois que os antigos integrantes da cúpula entregarem os cargos nesta segunda-feira (21), dez dias depois de vir à tona o caso dos seis pacientes que contraíram HIV em transplantes.
COLABORAÇÃO FABIANA PAIVA