Deu no Diário Oficial desta terça-feira (22): o governador Cláudio Castro (PL) exonerou toda a cúpula da Fundação Estadual de Saúde, a começar pelo diretor-executivo João Ricardo da Silva Pilotto. Entre os demitidos está a diretora de Planejamento e Gestão do Contrato de Metas, a dentista Débora Lúcia Teixeira Medina de Figueiredo. Ela é irmã do deputado e ex-secretário de Saúde Dr. Luizinho.
Ontem, toda a diretoria da fundação entregou os cargos e Castro aceitou. A mudança ocorre dez dias depois de vir à tona o caso dos seis pacientes que contraíram HIV em transplantes. Nenhum substituto foi nomeado.
Fundação contratou o laboratório PCS Saleme
A Fundação Saúde é responsável pelo funcionamento de mais de 50 unidades de saúde do estado, e pela contratação do laboratório PCS Saleme para a realização dos exames para transplantes. O órgão é investigado por erros em laudos que fizeram com que órgãos contaminados com o vírus HIV fossem liberados para serem transplantados.
Pilotto foi nomeado em janeiro de 2016, na primeira passagem do deputado Doutor Luizinho como secretário estadual de Saúde. Além dele, serão trocados os chefes das diretorias administrativa e financeira, recursos humanos, planejamento e gestão, técnico-assistencial e jurídica.