O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual (Gaeco) e a Corregedoria de Polícia Civil cumprem quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a dois delegados, nesta segunda-feira (29), em Nova Friburgo e Carmo, Região Serrana do Rio. De acordo com a denúncia, os delegados exigiram dinheiro de duas vítimas para não dar andamento a um inquérito policial.
Os delegados Júlio César Pyrrho de Carvalho e Henrique Paulo Mesquita Pessoa foram denunciados pelo Gaeco pelo crime de concussão. A pedido do MPRJ, os mandados da operação Aedos (que, em grego, significa vergonha) foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo.
Os delegados estavam lotados na 151ª DP (Nova Friburgo) em novembro de 2022, e, para não dar prosseguimento às investigações sobre um suposto crime eleitoral, teriam exigido R$ 5 mil de duas pessoas. O detalhe é que o crime teria sido cometido dentro da própria delegacia. As vítimas procuraram a Corregedoria de Polícia Civil e o Ministério Público para denunciar o crime.