Uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (27), fechou 24 escolas da região e uma unidade de saúde. Somente nas duas escolas estaduais fechadas, cerca de 900 estudantes foram afetados. Os moradores afirmam terem ouvido tiros e explosões ainda durante a madrugada. Não há informações sobre feridos.
A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva suspendeu o funcionamento nesta segunda. Já as CFs Diniz Batista dos Santos e Augusto Boal cancelaram atividades externas, como visitas domiciliares. Segundo a PM, os agentes dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) atuavam na região contra quadrilhas de roubo de cargas e de veículos.
De acordo com o aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT), na Nova Holanda, os primeiros disparos foram registrados às 4h47. Os moradores usaram as redes sociais para desabafar sobre a violência na região: “Moro na (Rua) Darci Vargas e escutei uma bomba tão alto que estalou o meu ouvido. Pareceu até que foi em frente à minha casa”, escreveu um. Outro morador também afirma ter escutado a explosão: “Acordei com barulho de bomba e muitos tiros no (Parque) Rubens Vaz”. Um terceiro escreveu: “As crianças da Maré não têm um dia de paz”.
Segundo a PM, agentes do BPVE e do 22º BPM (Maré) reforçaram a segurança em todo o complexo e também nas vias expressas ao redor.