Começa nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra poliomielite em todo o estado do Rio de Janeiro. Serão distribuídas 320 mil doses de vacina, a primeira parcela de um total de 640 mil. O público-alvo da campanha são crianças de um a quatro anos de idade, mesmo as que possuem o esquema vacinal completo. A campanha vai até o dia 14 de junho.
A doença é considerada erradicada no Brasil há pelo menos duas décadas. Mas o fato da cobertura vacinal estar abaixo da meta de 95% preocupa. No estado do Rio, em 2022, somente cerca de 59% do público-alvo foi imunizado contra a poliomielite. No ano passado, esse número subiu para 70%.
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa grave causada pelo poliovírus. Ela desencadeia um quadro de paralisia flácida, afetando geralmente os membros inferiores, de forma irreversível. Desde 1994, a doença é considerada erradicada no Brasil.
A realização da campanha neste momento é crucial, pois o país se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), a famosa gotinha, para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A gotinha não é recomendada para crianças com menos de um ano, mas essas podem tomar a vacina inativada. De acordo com o Ministério da Saúde, a transição será concluída no segundo semestre deste ano, quando o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.