A comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, amanheceu em meio a um intenso tiroteio nesta segunda-feira (27). A região é conflagrada pela disputa entre traficantes do Comando Vermelho (CV), a maior facção do estado, e a milícia, que controla a região.
Equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) reforçaram o patrulhamento na comunidade. Os moradores, que acordaram assustados com os disparos e fuzis e as balas traçantes, desabafaram nas redes sociais:
“Como que dorme agora depois desses tiros no Rio das Pedras? Que Deus proteja nós moradores”, disse um. “Durante toda a infância nunca ouvi tiroteio para agora, com 25 (anos), ser acordada com barulho de tiros. Descanse em paz, Rio das Pedras”, comentou outro.
Rio das Pedras é uma região estratégica para o crime organizado. Ali vivem cerca de 300 mil pessoas, e foi a origem dos grupos paramilitares que atuam principalmente na Zona Oeste da capital. O CV tem realizado reiteradas tentativas de invasão, a fim de assumir o controle do local e expandir a venda de drogas.
Além de Rio das Pedras, neste fim de semana a facção invadiu também o Complexo da Pedreira, em Costa Barros; e o Morro dos Macacos, em Vila Isabel; ambos na Zona Norte do Rio. Nas duas localidades foram registrados tiroteios.
Na Pedreira, traficantes do vizinho Complexo do Chapadão, dominado pelo CV, tentaram invadir a comunidade na madrugada de domingo (26). O setor de inteligência do 41º BPM (Irajá) recebeu informações sobre a ação e acionou as equipes, que foram recebidas a tiros e revidaram. Um fuzil AK-47 foi apreendido e encaminhado à 39ª DP (Pavuna).
No sábado (25), os criminosos do Morro do São João, no Engenho Novo, invadiram o Morro dos Macacos numa tentativa de tomada a força da região. As invasões por parte dos traficantes rivais têm sido constantes na região. Os tiros começaram por volta das 22h de sábado e foram até a madrugada de domingo. Os policiais da UPP Macacos reforçaram o patrulhamento da área.