O governador Cláudio Castro (PL) vai embarcar, na próxima sexta-feira (10), para Nova York — onde participará do Lide Brazil Investment Forum 2024. Será a primeira vez que o vice, Thiago Pampolha (MDB), vai assumir o governo depois da treta iniciada com a sua filiação ao MDB, em fevereiro.
Irritado com movimentação do rapaz, Castro tirou dele o comando da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e o deixou sem função no governo. As (não) relações ainda pioraram na semana passada, quando o MDB nacional entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para desmembrar a chapa eleita em 2022. Se o pedido fosse aceito, e Castro fosse cassado por abuso de poder econômico, Pampolha seria o governador. O processo motivado pela folha secreta do Ceperj está para ser julgado agora em maio.
Mas o PL nacional — leia-se, Valdemar Costa Neto — entrou em ação, pressionou e o MDB retirou a ação. Mas a tentativa aprofundou a crise entre Castro e seu vice. Os dois sequer se falam.
O objetivo do encontro em Nova York — organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) — é reunir empresários e autoridades para discutir novos negócios e formas de alavancar investimentos no Brasil. Além de Castro, nove governadores, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) confirmaram presença.