Equipes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal prenderam sete pessoas na Operação Refil Verde, deflagrada nesta quarta-feira (24) contra o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra a saúde pública. Entre os detidos estão três influenciadoras da capital federal: Rhaynara Didoff, Elisa de Araújo Marden e Letícia Susane Correia Castro.
A quadrilha, segundo as investigações, contrabandeava óleo de maconha dos Estados Unidos para ser usado em cigarros eletrônicos – os chamados Vapes. A substância era anunciada em sites e nas redes sociais, sendo vendida como terapêutica sob o slogan: “remédio para diversos tipos de doença”.
Os criminosos também misturavam solventes e aromatizantes ao óleo, numa tentativa de destacar o produto como “diferente da genética da maconha”.
O destino da droga era São Paulo, onde era evasada em refis de cigarros eletrônicos e frascos de canabidiol. O comércio era feito por profissionais de tecnologia da informação do Rio, um deles foi preso em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Para expandir as vendas, digital influencers de diversas partes do país eram contratadas para divulgar os produtos distribuídos pelo grupo
O grupo também é acusado de abrir contas bancárias em nome de terceiros, utilizar empresas fantasmas e documentos falsos, além de aplicar a tecnologia de deepfake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial) para burlar a segurança de aplicativos bancários.
Com informações do G1