Dois homicídios num intervalo inferior a 48 horas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). A autoria e as motivações dos crimes ainda são desconhecidas.
Na sexta-feira (19), policiais do 20º BPM (Nova Iguaçu) encontraram um corpo na Estrada Mato Grosso, no bairro Lagoinha. A vítima não foi identificada. Já na madrugada de domingo (21), Matheus Napoleão Filadelfo foi morto a tiros em Comendador Soares, na localidade conhecida como Morro Agudo.
As duas mortes ocorreram em regiões dominadas pela milícia. Desde o ano passado, a Polícia Civil investiga as disputas por território no município. De acordo com o Ministério Público do Rio (MPRJ), a milícia da região está sob comando de Gilson Ingrácio de Souza Júnior, o “Juninho Varão”. Ele disputa territórios com a quadrilha de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, chefe da maior milícia do Rio e preso desde dezembro.
Juninho Varão teria assumido o comando após a morte de Delson Lima Neto, o Delsinho, durante uma operação da Polícia Civil em agosto de 2022. A morte de Delsinho foi um duro golpe para a milícia de Danilo Dias Lima, o Tandera, então líder da chamada ”Milícia da Estrada do Madureira”.