A escritora Roseana Murray, de 73 anos, teve alta do Hospital Municipal Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (18), após ficar 13 dias internada para a recuperação das mordidas que sofreu de três cães da raça pitbull.
O ataque ocorreu quando a escritora caminhava, em Saquarema, na Região dos Lagos, onde mora. Ela perdeu braço direito e uma orelha, e precisou passar por uma reconstituição do braço esquerdo e do lábio.
Os cães que a atacaram pertenciam aos vizinhos de Roseana. Davidson Ribeiros dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro e Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos chegaram a ser presos, mas foram soltos após terem conseguido um habeas corpus e respondem em liberdade. Os três são acusados de maus-tratos contra os animais, e sobre Davidson ainda pesa uma acusação de receptação de uma moto roubada.
Na audiência de custódia dos acusados, três testemunhas relataram que os cães frequentemente “saíam para a via pública sem vigilância” e “avançavam” contra pessoas, e que o portão do quintal da casa onde eles ficavam costumava ficar aberto, facilitando a saída dos animais e os ataques. Uma das pessoas ouvidas ainda disse que já tinha pedido à família que aumentasse o muro do terreno para evitar a fuga.
A médica veterinária que esteve no local onde os animais ficavam também relatou não havia canil ou focinheira, e que “apesar de não acompanhar rotineiramente os cuidados dispensados aos cães, pode afirmar que o contexto no qual os animais estavam inseridos contribuiu significativamente para elevar seus níveis de agressividade”, conclui.
Roseana Murray é formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy Começou a escrever poesia para crianças no começo dos anos 1980. Atualmente, é poetisa e escritora de obras infantojuvenis, com uns 100 livros publicados.