As ruas do Rio registraram alagamentos e bolsões d’água durante a madrugada desta sexta-feira (20), após um forte temporal na noite de quinta (19). A região mais atingida foi a Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, que acumulou 49,2 mm de chuva em apenas duas horas.
Na Ilha, um motorista precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros após passar mal dentro do carro enquanto tentava atravessar um alagamento. Ele foi encaminhado a um hospital da região em estado grave. Também na Ilha, na região da Freguesia, um muro despencou e atingiu foi automóveis estacionados na Rua Tremembé. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, outros bairros também apresentaram volumes significativos de chuva em um intervalo curto de tempo durante a noite, como Saúde (28,6 mm), São Cristóvão (14,4 mm) e Alto da Boa Vista (10,8 mm). O temporal impactou a mobilidade e gerou pontos de retenção em diferentes vias dessas localidades.
Região Metropolitana teve alerta da Defesa Civil
A chuva também foi intensa do outro lado da Baía da Guanabara. Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, enfrentaram temporal no início da noite desta quinta. Em Niterói, a Alameda São Boaventura, que liga a Zona Norte da cidade ao Centro e à Ponte Rio-Niterói, teve bolsões d’água formados pelo transbordo de um canal que atravessa a via.
Moradores de São Gonçalo receberam, no telefone, um alerta da Defesa Civil sobre os riscos da chuva intensa. O aviso usou a localização dos dispositivos para avisar aos moradores e chegou mesmo aos aparelhos que não estavam conectados à internet.
Sexta deve voltar a ter pancadas de chuva
Segundo o Alerta Rio, há possibilidade de novas pancadas isoladas de chuva na tarde e na noite desta sexta-feira (20) no Rio. Os acumulados devem ser menores do que os desta quinta. O deslocamento de uma frente fria pelo oceano influencia o clima e deixa o céu com nebulosidade variada ao longo de todo o dia. Pela manhã, o tempo deve ficar mais quente e a temperatura deve ficar em torno de 32ºC.

