A Secretaria de Segurança Cidadã de Maricá anunciou, nesta quinta (19), a criação de um “botão do pânico” para os passageiros dos “vermelhinhos”, ônibus da frota tarifa zero do município. Através de um aplicativo, a ferramenta conecta passageiros às forças de segurança da cidade para facilitar o acionamento em casos de crimes ou situações de risco.
Segundo a prefeitura, o botão envia um alerta para as forças de segurança com informações de geolocalização do veículo no momento em que o botão é acionado.
As denúncias serão recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O Centro, que coordena as câmeras de segurança espalhadas pela cidade, vai direcionar uma equipe da Guarda Municipal, da Polícia Militar ou da própria Segurança Cidadã ao local de acionamento.
À disposição do serviço, estarão 60 viaturas, separadas por dia para ocorrências relacionadas ao transporte público: 27 da Guarda, 25 da PM e 8 da Segurança Cidadã. O objetivo é coibir, principalmente, casos de importunação sexual, assaltos e vandalismo dentro dos “vermelhinhos”.

