A Biblioteca Pública Parque Estadual, localizada na Avenidas Presidente Vargas – 1261, no Centro do Rio, está completando 151 anos de existência. Com um acerca com mais de 170 mil obras, o equipamento empresata 900 empréstimos de livros por mês.
O espaço foi criado em 1873 a partir de uma proposta do então presidente da Câmara Municipal do Rio, Tenente-Coronel Antônio Barroso Pereira, durante o Segundo Reinado. A localização original era na esquina da Rua Frei Caneca, e ela mudou três vezes de endereço até chegar ao atual, tendo passado por lugares como Palácio da Prefeitura, na Praça da República; e a Escola Orsina da Fonseca.
Foi concebida como a Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro. Após a Proclamação da República, foi rebatizada para Biblioteca Municipal do Distrito Federal para acompanhar a própria mudança do Rio, que, àquele momento, tornava-se a capital do país. Ao todo, o lugar foi renomeado seis vezes.
Em 20 de janeiro de 1984, já na localização atual, um incêndio destruiu parte do prédio e do acervo da biblioteca. Ficou três anos fechada até ser reaberta em 12 de março de 1987.
Apesar do nome “biblioteca”, o equipamento cultural conta com teatro, sala de dança, bistrô, estúdio de rádio, laboratórios digitais e biblioteca infantil. A Biblioteca Parque Estadual funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Atualmente, é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.