A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor (Decon), realizou nesta quinta-feira (29) “Operação Praia Legal”. Na primeira ação da iniciativa, agentes prenderam 4 pessoas em flagrante na praia de Copacabana.
O objetivo da operação é combater práticas comerciais abusivas e fiscalizar os comércios instalados na orla do Rio. Nesta quinta, os agentes atuaram na praia de Copacabana, entre os postos 4 e 5 e fiscalizaram quiosques, barracas e ambulantes.
Segundo a corporação, “as diligências visam garantir que cariocas e turistas possam desfrutar dos cartões postais do Rio de Janeiro com segurança, transparência e respeito. A ação vai continuar ao longo do verão no Rio de Janeiro.
Fiscalização do Procon nas praias constatou violações nos preços cobrados nas barracas
A operação “Preço Justo na Praia”, realizada pelo Procon Carioca na praia de Copacabana e em outros pontos da orla do Rio, constatou que 232 dos 372 pontos fiscalizados pelos agentes da pasta não possuíam tabela de preços, que é exigida para que os clientes saibam os preços cobrados pelas barracas antes de solicitarem produtos aos barraqueiros.
Os agentes também verificaram que, entre as barracas que apresentavam tabelas, a maior parte tinha irregularidades no catálogo. 40% das barracas que exibiam os preços traziam tabelas com valores ilegíveis ou incompletos. Apenas 80 barracas tinham tabelas nas condições adequadas no momento da visita dos agentes.

