Um casal foi preso em flagrante nesta terça-feira (27), na Zona Oeste do Rio, durante as ações da Operação Estética Segura, da Polícia Civil, que investiga um esquema de venda clandestina de canetas emagrecedoras. Eles são acusados de vender medicamentos de procedência desconhecida para clientes através de clínicas estéticas na capital.
Agentes cumpriram mandados em Campo Grande e Guaratiba. Em um dos endereços, foram apreendidas 10 caixas de canetas emagrecedoras. Além do casal, uma outra pessoa, de identidade não divulgada, foi levada para a Delegacia do Consumidor (Decon), mas foi liberada pelos policiais após prestar depoimentos. Celulares, computadores e documentos também foram apreendidos e vão passar por perícia nos próximos dias.
Operação começou após denúncia de clientes que passaram mal com canetas emagrecedoras
Segundo a Polícia Civil, a operação leva em conta denúncias de clientes do esquema que passaram mal após usarem canetas emagrecedoras. Uma das clientes confessou ter usado o produto sem prescrição e sofrido ações adversas.
Os medicamentos apreendidos usam tirzepatida, princípio ativo indicado para diabetes que tem sido usado de forma irregular para emagrecimento. Segundo a Decon, há indícios de que a maior parte das canetas vendidas tenha sido contrabandeada de outros países, como o Paraguai.
O casal vai responder por crime contra a saúde pública, crime contra as relações de consumo e associação criminosa. Agentes seguem apurando o esquema para identificar outros envolvidos.

