Gabriel Costa, filho da cantora Gal Costa, entrou recentemente na Justiça pedindo a exumação do corpo da mãe e uma autópsia para esclarecer a causa da morte de forma definitiva. Ele reivindica que os restos mortais da mãe sejam transferidos de São Paulo para o Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
À época da morte, Gabriel era menor de idade e não pôde intervir na decisão de Wilma Petrillo, suposta viúva de Gal, de enterrá-la no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, na Consolação, em São Paulo.
Gal Costa era filha única e muito ligada à mãe, Mariah Costa Penna. Assim que ela morreu, a cantora comprou um jazigo perpétuo no Cemitério São João Batista. O rapaz deseja que os restos mortais da mãe sejam enterrados ao lado de Mariah.
A escolha do local de enterro gerou polêmica. O cantor Paulinho Lima comentou que não achava justo o enterro num jazigo que não era o da família de cantora e que a decisão dificultava as despedidas de amigos e fãs.
Gal Costa morreu em 9 de novembro de 2022. A certidão de óbito atestou um infarto agudo do miocárdio como causa da morte, e que ela já estava com câncer de cabeça e pescoço.