Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (20) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em fraudes bancárias em caixas eletrônicos. A ação foi realizada por policiais civis da 15ª DP (Gávea).
As investigações apontaram que o grupo aplicava golpes principalmente contra pessoas idosas, aproveitando-se de dias e horários em que as agências bancárias estavam fechadas. Os criminosos adulteravam os caixas eletrônicos para reter os cartões das vítimas e colavam adesivos com um falso número de telefone de atendimento.
Um dos integrantes permanecia próximo ao equipamento para induzir os clientes a utilizar o caixa adulterado e realizar a ligação. Do outro lado da linha, um comparsa se passava por funcionário do banco, solicitava dados pessoais e senhas, além de orientar a vítima a retornar à agência no próximo dia útil.
Após deixar o local, as vítimas percebiam transações financeiras não reconhecidas, o que gerava prejuízos elevados.
Com base no modus operandi, agentes realizaram trabalho de inteligência e monitoramento e abordaram os suspeitos logo após a adulteração de um caixa eletrônico em Copacabana. Com eles, foram apreendidos cartões bancários de vítimas, máquinas de pagamento usadas para efetuar transações, além de ferramentas e dispositivos utilizados na fraude.
Os dois homens foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa e furto mediante fraude. Um deles possui 11 anotações criminais e o outro cinco, todas pelo mesmo tipo de crime.

