A deputada Renata Souza (PSOL) registrou na manhã desta sexta-feira (16), na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), uma ameaça de morte recebida por e-mail com conteúdo racista e incitação à violência. A mensagem contém ataques direcionados à parlamentar e ameaças diretas à sua integridade física.
Segundo Renata, o e-mail tem motivação política e traz ofensas racistas, além de referência a atos violentos contra grupos sociais.
Ameaças contra Renata Souza já haviam sido registradas em 2020 e 2024; novo caso ocorre novamente em ano eleitoral
Este é o terceiro registro de ameaça de morte feito por Renata Souza junto à Polícia Civil. Casos anteriores ocorreram em 2020 e 2024. Para a deputada, a repetição dos episódios evidencia um aumento da violência direcionada ao exercício do mandato.
“Eu não vou ser silenciada por ameaça, por ódio ou por racismo. Essa violência política de gênero e racial não vai me intimidar. Cabe ao estado investigar e apresentar uma resposta firme”, afirmou.
Ela também chamou atenção para o impacto institucional desse tipo de crime. “Quem ameaça uma parlamentar tenta atacar a própria democracia e o direito da população de ter representação política comprometida com as demandas populares por políticas públicas de qualidade”, disse.
A apuração ficará sob responsabilidade da unidade da Polícia Civil especializada em crimes de racismo, discriminação e outras formas de intolerância.

