Moradores do Leme e de parte de Copacabana continuam sem luz na manhã desta segunda-feira (05). Desde sábado (03), a região enfrenta problemas com o fornecimento de energia elétrica; o problema acontece por causa de uma sobrecarga no sistema após o furto de cabos.
Na noite deste domingo (04), moradores da região protestaram contra a situação e fizeram um “panelaço” para cobrar medidas. Equipes da concessionária Light atuam no local, mas a empresa informou que não há uma previsão oficial de quando o problema vai ser totalmente resolvido.
Furtos coordenados na rede elétrica do Leme provocaram problema, segundo a Light
A sobrecarga que apagou as luzes no Leme neste fim de semana aconteceu porque apenas uma das linhas de distribuição de energia que atende à região estava ativa. As demais não funcionavam por conta de episódios de furto de cabos, de acordo com informações da Light.
“A prática criminosa é planejada justamente para que a falta de luz não seja imediata, dificultando o flagrante e a identificação do local do dano, mas comprometendo a estabilidade da rede a médio prazo. Ao deixarem apenas uma linha operando sozinha, os criminosos forçam esse cabo a trabalhar acima de sua capacidade, resultando numa sobrecarga que, após algum tempo, causa a interrupção do serviço”, disse a empresa.
Neste domingo (04), 25 equipes da concessionária atuavam no local. Os agentes trabalham para repor 3 km de cabos na rede.
A Polícia Militar informou que não foi acionada para episódios de furto de cabos na região.
Paes disse que está cobrando ação da concessionária
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que a prefeitura acompanha a situação na Zona Sul. “Aos moradores do Leme e de Copacabana, já estou cobrando da Light providências sobre a falta de luz que afeta os bairros e determinei que as equipes da Prefeitura acompanhem a situação até o restabelecimento da energia”, escreveu o prefeito, em postagem no X.


