Nova Iguaçu vai receber, na quinta-feira (4) e na sexta (5) o Torneio Regional de Robótica da Firjan SESI. Os melhores projetos da competição concorrem à etapa nacional e ao Mundial nos Estados Unidos, no ano que vem. A competição reúne 500 estudantes do Rio e de outros estados, tendo como tema a arqueologia.
A tese central do torneio aponta que se os protótipos de robôs já fossem realidade, o trabalho dos arqueólogos poderia contar com o apoio de exoesqueletos, luvas inteligentes e sensores capazes de identificar características dos artefatos.
O município de Nova Iguaçu vai sediar o primeiro Museu de Arqueologia da Baixada Fluminense, que é apenas o terceiro do Brasil. Com obras iniciadas em maio de 2023, o futuro do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha tem previsão de entrega em janeiro, e vai reunir cerca de 200 mil fragmentos encontrados na área.
Os itens incluem vestígios indígenas, que sugerem a presença humana na região há cerca de 10 mil anos e coloniais, como moedas de mais de 150 anos e um cachimbo de barro com grafismos de origem africana. A Vila de Iguassú foi o mais importante núcleo urbano do Império fora da capital, sendo considerada o berço da Baixada Fluminense.

