Um depósito de gás ilegal foi fechado durante uma nova etapa da operação da Polícia Civil contra a facção Comando Vermelho (CV) nesta sexta-feira (28). Cerca de 700 botijões foram apreendidos no estoque, que fica no Complexo do Lins, na Zona Norte.
As investigações apontam que o grupo criminoso obriga a população da região a comprar gás apenas deste depósito. Os valores cobrados pelo botijão chegavam a R$ 300, valor três vezes maior do que a média em outros bairros do entorno.
A ação faz parte da “Operação Contenção“.
CV interviu no fornecimento de gás encanado na região
As investigações apontam que o funcionamento do depósito tem relação com um esquema que afetou o fornecimento regular de gás encanado na região. O CV teria danificado a tubulação de gás, segundo a apuração. A Naturgy confirmou que técnicos foram ameaçados enquanto tentavam reparar a rede. Além disso, diversas distribuidoras teriam relatado ter recebido ameaças de represálias caso tentassem entregar em endereços da região.
A ação desta sexta (28) acontece após os agentes identificarem um depósito que continuava realizando entregas na região mesmo após os relatos. Em investigação, descobriram que o estabelecimento tinha o monopólio ilegal e, em troca, financiava atividades do CV na Zona Norte.
Agentes da 26ª DP (Todos os Santos), da 25ª DP (Engenho Novo) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) participaram da ação.

