O Fórum da Construção Civil da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) vai conhecer, nesta terça-feira (25), às 10h, os números do setor imobiliário para mês de outubro de 2025, recém apurados pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom-Rio).
Os bons ventos estão registrados no comparativo com outubro de 2024. Houve um aumento de 14% no volume de unidades vendidas em empreendimentos residenciais na cidade do Rio de Janeiro. Se a referência for o mês anterior deste ano, setembro de 25, o crescimento é ainda mais impressionante: 22% no volume de unidades lançadas na cidade do Rio.
Em outubro, os destaques continuam sendo as unidades compactas, com 64% das unidades lançadas; e o segmento Minha Casa, Minha Vida, com 28%.
Mercado imobiliário fervendo: só há estoque de 20% unidades
Um dado importante para entender do aquecimento do mercado imobiliário é o estoque final de unidades disponíveis para venda na cidade do Rio de Janeiro, que hoje está em 20% — o suficiente para abastecer os compradores por apenas oito meses.
Isso significa que, se não forem lançados nenhum novo empreendimento, com a atual velocidade de vendas, em oito meses não haveria mais unidades disponíveis para venda na cidade do Rio de Janeiro.

