Uma semana após o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), alertar sobre uma possível cobrança de laudêmio na Ilha do Governador, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT), e André Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares na Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, procuraram na tarde desta segunda-feira (24), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para tratar do tema. A dupla publicou um vídeo nas redes sociais após a reunião.
“Estamos gravando esse vídeo para tranquilizar todo mundo da Ilha do Governador”, disse Lindbergh, afirmando que, amanhã, será publicada uma portaria e que ainda aguardam uma análise legal sobre o caso.
“Estamos aguardando um parecer da assessoria jurídica. Amanhã, já vai acontecer aí na Ilha uma reunião com os cartórios, especificamente o cartório aonde tem as matrículas dos imóveis, porque paralisaram também todos os registros de imóveis da Ilha do Governador”, acrescentou Ceciliano.
Recentemente, a SPU enviou ao 11º Ofício de Registro de Imóveis, no Centro do Rio, um documento que reacendeu a polêmica sobre o domínio dos imóveis da Ilha do Governador. O órgão federal afirmava que todas as propriedades da região estavam sujeitas à cobrança de taxas de laudêmio e foro, e não apenas aquelas localizadas próximas à faixa de praia, como ocorria desde os anos 40.
Cobrança de laudêmio na Ilha do Governador acontece desde julho
O laudêmio é uma taxa cobrada pela União em transações de compra e venda de imóveis localizados em áreas de aforamento. A cobrança varia de 2,5% a 5% do valor do imóvel e a taxa funciona como uma espécie de compensação financeira pelo direito de transferência da propriedade particular em terrenos da União.
Desde julho, novos proprietários relatam que a inscrição no Registro Geral de Imóveis (RGI) só é liberada após o pagamento das taxas federais, que podem somar até R$ 15 mil, incluindo honorários e trâmites cartorários.


Nem acredito que Lindenberg fez isso, porquê ele só sabe protocolar coisas contra a oposição no stf
Como se fala asneira.
Absurdo e esse governo tem que cobrar essa taxa..governo de corrupto. O povo está cheio de taxa, chega de exploração…
Eles mordem e depois assupram.
O golp3 taí cai quem quer 🤣🤣🤣🤣
Absurdo, a mamata deles nunca acaba e tem que informar, sufocar, estrangular o povo para pagar as regalias Administradores,.julgadores e legisladores do Estado.
Na Ilha de Paquetá é a mesma roubalheira.
Lindinho no jogo? Tem alguma coisa que interessa a esse corrupto condenado, exercendo mandato por liminar. Ah! Tem !!!
RESPOSTA SERÁ NAS URNAS CONTRA ESSE INÚTIL DO DUDU NERVOSINHO.
Laudênio é uma cobrança da união, logo é o governo federal que estipula e cobra essa taxa. Se o Eduardo Paes como dizem está cobrando, provavelmente governo federal que estipulou. Quando população tratar politico como tal, sem ser partidário as coisas começarão a mudar. Jogam as informações na Internet pra causar impacto politico para um lado ou para outro. Mas dessa forma o Governo LULA DO PT tem que reaver essa situação caso seja inconstitucional ou arbitrária.
Perto de eleição, essa corja faz o script direitinho: criam dificuldade pra vender solução, nesse caso o preço é um possível voto futuro. O líder do Governo que mais sangrou a Nação, com impostos, quer enganar mais quem?
Perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼
Esse governo está como uma nuvem de gafanhotos quando chegam em uma plantação: Devasta comendo tudo que vem pela frente, depois que vai embora, deixa o prejuízo para o dono da fazenda. Uma dica dessa história: O dono da fazenda somos nós.
Eles estão falindo o nosso país, maquiando as contas públicas para em 2027 chegar a fatura para o povo Brasileiro pagar.
Ah, quem recebe o bolsa *.* não está contabilizado como desempregados. Para o governo, eles estão “empregados”, ou seja, bancados com os nossos impostos.
Quem recebe bolsa, não quer procurar emprego.