Um grupo criminoso acusado de propagar fake news durante a disputa eleitoral de 2024 é alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (22), na capital e em Angra dos Reis. Segundo as investigações, a quadrilha é responsável por propagar informações falsas contra um candidato à prefeitura de Angra.
Batizada “Operação Veritate”, a operação cumpre cinco mandados de busca e apreensão – quatro em Angra dos Reis e um em Copacabana, Zona Sul do Rio. Celulares de acusados e documentos foram apreendidos pelos agentes.
Preso em Angra dos Reis tentou chantagear candidato com fake news
A ação da PF dá continuidade a investigações que começaram com a prisão em flagrante de um homem que produzia material de fake news em Angra. De acordo com a corporação, ele divulgava vídeos com informações falsas sobre o candidato e chegou a tentar extorquir a vítima, exigindo pagamento em dinheiro para parar de postar desinformação sobre ele.
A partir da prisão, os agentes descobriram outros suspeitos de propagar as informações falsas. Eles vão responder por associação criminosa, divulgação de informações eleitorais falsas e difamação eleitoral. Até o fim da manhã, não havia informações de novos presos.