Os moradores da Maré viveram uma manhã tensa nesta segunda-feira (9). A Polícia Civil deflagrou uma ação no complexo, em mais uma fase da Operação Torniquete, que combate o roubo de cargas e de veículos. A Linha Amarela e a Avenida Brasil, duas das principais vias expressas que cortam a região, chegaram a ser interditadas.
Um helicóptero e cinco blindados deram apoio aos agentes. A operação procurava traficantes do Comando Vermelho (CV). Entre eles, Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga.
Os dois são responsáveis, entre outros crimes, “por arquitetar e gerenciar quadrilha de roubos de veículos e de cargas para financiar a ‘caixinha’ da referida organização criminosa, o que viabiliza a compra de armamento, munição e o pagamento de uma ‘mesada’ aos parentes de presos faccionados, bem como das lideranças da facção”, explicou a nota da Polícia Civil. As informações são do G1.
Até o momento, há o registro de dois suspeitos mortos e três homens presos, além de três fuzis, duas pistolas, uma granada, drogas, munição e dezenas de carros apreendidos. Um dos presos é o traficante Luiz Mário dos Santos Júnior, o Mário Macaco, do CV. Ele foi capturado em casa, com munição e granada.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais nesta manhã, é possível ver motoristas se protegendo do tiroteio intenso, na altura do acesso à Linha Amarela, sentido Barra. Segundo o Centro de Operações Rio, no momento, não há mais bloqueios na via.