O slogan “Visit RJ, Visit Rio” poderá ser obrigatório em todos os materiais físicos ou eletrônicos de eventos nacionais e internacionais realizados no estado, com ou sem patrocínio do governo estadual. A medida faz parte de um projeto aprovado, em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta quinta-feira (21). A proposta ainda passará por uma última votação.
De autoria do deputado Julio Rocha (Agir), o projeto determina que a inscrição seja exibida em local de alta visibilidade, preferencialmente em áreas de grande circulação de público. A padronização e a criação do material ficarão sob responsabilidade do órgão estadual responsável pela política de turismo.
O projeto recebeu parecer favorável de todas as comissões pertinentes: Constituição e Justiça (CCJ), Turismo, Cultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, e Orçamento. A CCJ, além de aprovar sua constitucionalidade, apresentou emendas ao projeto, que também foram aprovadas.
A regra abrangerá eventos turísticos, culturais, esportivos, científicos, além de feiras, congressos, exposições, festivais e outras atividades que envolvam público e tenham repercussão nacional ou internacional. O texto ainda prevê que o descumprimento da norma poderá resultar na suspensão ou na revogação de patrocínio estatal, quando houver, além de restrições a futuros apoios do governo do estado.
O deputado Julio Rocha explicou o que motivou a criação do projeto de lei.
“O uso da mensagem ‘Visit RJ, Visit Rio’ tem como objetivo reforçar a identidade visual do Rio como um dos principais destinos turísticos do país e do mundo. É uma ação de marketing territorial de baixo custo e alto impacto, que contribui para fortalecer o turismo, atrair investimentos e ampliar o reconhecimento da marca ‘Estado do Rio’ em diferentes setores”, afirmou.