Seis pessoas foram presas, nesta terça-feira (07), em operação da Polícia Civil do Rio contra o roubo de cargas de objetos de alto valor por parte de uma quadrilha do Comando Vermelho (CV). Empresários e comerciantes de diferentes setores são apontados como os principais compradores das cargas roubadas.
As equipes da DRFC cumpriram nove mandados de prisão e outros nove de busca e apreensão. No dia 14 de abril, a quadrilha invadiu um galpão de uma transportadora na Pavuna, na Zona Norte da capital, de onde foram roubadas 10 mil balas de diferentes calibres.
Durante a ação, os criminosos — que estavam armados com fuzis — sequestraram uma van com funcionários que seguiam para o galpão e, a partir de informações privilegiadas, renderam os vigilantes e acessaram uma sala-cofre onde estavam armazenados os projéteis. Todo o material furtado foi levado para o Complexo do Alemão, comunidade sob influência do CV.
Os suspeitos foram identificados a partir de mecanismos de inteligência, levantamento de informações e reconhecimento feito pelas vítimas do bando. A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) aponta que o armazenamento e a venda da carga roubada ocorriam no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O depósito era constantemente vigiado por bandidos armados com fuzis, pistolas e até granadas. Os bandidos atacavam constantemente os caminhões da a Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura da Reduc, próximo ao Jardim Gramacho.