O verão resolveu dar as caras no Rio e vai trazer muito calor neste fim de semana. De acordo com a previsão do tempo, a temperatura pode chegar à casa dos 40 graus e não há previsão de chuva para o sábado (10) e para o domingo (11). A umidade do ar pode atingir níveis baixos e perigosos para a população.
No sábado, segundo o sistema Alerta Rio, a mínima prevista é de 19º e a máxima pode chegar a 39º. No domingo, o calor aumenta e a temperatura mínima a chega a 21º enquanto a máxima será de 40º. Caso a previsão do tempo se confirme, o Rio de Janeiro será a primeira capital do Brasil a registrar 40 graus ou mais em 2026.
Na manhã de sexta-feira (9), a capital fluminense atingiu o nível de calor 2. A prefeitura recomenda que a população se hidrate, use roupas leves, evite atividades ao ar livre entre 10h e 16h e que consuma alimentos leves como frutas e saladas.
Condição das praias do Rio no fim de semana
Turistas e a população do Rio de Janeiro vão poder aproveitar as praias neste fim de semana. O mar não estará calmo como uma piscina, mas não há expectativa de ressaca e nem de ondas muito grandes. A previsão é de que as ondas mais altas fiquem entre 1,0 m e 1,5, segundo o Climatempo.
O último boletim de balneabilidade das praias divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostra que o mar está próprio para banho em boa parte da orla do Rio. Nas zonas Sul, Sudoeste e Oeste as praias com restrição são: Barra de Guaratiba; Barra da Tijuca (em frente à à Rua Sargento João de Faria); Ipanema (em frente à Rua Joana Angélica); Arpoador; Botafogo; Flamengo (em frente à foz do Rio Carioca) e Glória.
Em Niterói, as praias de Piratininga; Camboinhas; Flechas; Icaraí; São Francisco; Charitas; Itaipu e Itacoatiara estão próprias para banho em todos os trechos. Na Ilha do Governador, as praias da Bica e da Ribeiras estão liberadas para o mergulho.

