O presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, o deputado estadual Márcio Gualberto (PL), criticou fala de Eduardo Paes (PSD) sobre a ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) das Favelas, durante agenda em Brasília, na última sexta-feira (24). Ao ser questionado sobre a operação realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, pelas polícias Civil e Militar, o prefeito do Rio afirmou que a questão da segurança pública no estado precisa ser discutida.
“Precisa-se trazer a discussão a essa questão da ADPF no Rio, porque ela, seja no campo real ou no campo do simbólico, se tornou um inibidor da ação policial. E a minha impressão é que, desde que essa ADPF foi implantada, você teve um aumento da ocupação territorial, do domínio territorial. Aliás, eu tenho certeza e convicção disso. E se criou uma narrativa que serve de desculpa para quem não cuida da segurança pública de forma adequada”, disse Eduardo Paes.
O deputado Márcio Gualberto, antigo crítico da ADPF, usou as redes sociais para criticar a fala do prefeito. E ironizou que Paes “acabou de descobrir” a ação, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2019, e busca regulamentar as operações policiais em comunidades do Rio.
“Eduardo Paes passou tempo demais preocupado com as maquiagens que estava fazendo para ganhar a eleição e se esqueceu de fazer a sua parte na construção de políticas públicas consistentes. Preferiu mentir dizendo que não tinha nada a ver com o assunto, e lavou as mãos como Pôncio Pilatos”, diz a postagem do deputado.