A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou, nesta quinta-feira (22), que a ícone da música brasileira Rita Lee será o enredo do desfile de 2026. A “Padroeira da Liberdade”, como foi definida pela escola, também é conhecida como a rainha do rock brasileiro e dona dos icônicos óculos vermelhos.
A Mocidade promete celebrar o legado musical, estético e comportamental da artista que marcou gerações. Para fazer o anúncio, diversos pontos turísticos do Rio amanheceram com uma intervenção artística especial: os famosos óculos vermelhos usados por Rita.
Nas redes sociais, a verde e branco da Vila Vintém enalteceu a cantora que se tornou símbolo de irreverência e liberdade: “Rita não é só nome. É verbo. É verbo que dança, que desafia, que ri do medo e beija o impossível. Nesse desfile, celebramos Rita Lee como símbolo supremo da liberdade. Não uma trajetória biográfica, mas um grito de independência musical”.
Rita Lee morreu em maio de 2023 aos 75 anos. Ela lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado 2 anos antes. Rita Lee deixou três filhos e um legado de músicas que perpassam gerações.