Os atores envolvidos na queda de braço entre o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) vão tomando seus lados. A bola da vez é o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ). O parlamentar disse que respeita o governador, mas garantiu que não voltará atrás em seu apoio a Paes.
“Tenho muito respeito pelo governador e espero continuar ajudando seu governo, porém meu apoio ao prefeito Eduardo Paes é irrevogável. Aprendi que na política você precisa ter palavra e eu já dei a minha. Sou grato pelo respeito com que fui recebido pelo prefeito e gratidão não se prescreve”, disse.
Assim, Otoni e seu irmão, Renato de Paula, devem perder os cargos que têm na Suderj (que já foi presidida por Renato). O MDB da dupla está na coligação de Alexandre Ramagem (PL), mas não são poucos os políticos do partido que apoiam Paes — quase todos os vereadores, aliás, estão com o prefeito.
Com ironia, o deputado federal disse esperar que Paes vença logo no primeiro turno e que seu grupo volte daqui a dois anos ao governo estadual.
“Sou grato ao governador pelo espaço que deu ao deputado Otoni de Paula Pai [falecido em maio deste ano] na Suderj. No mais, tenho esperança que, com a reeleição de Eduardo Paes no primeiro turno, caso saia a exoneração do nosso grupo político, que daqui a dois anos voltaremos a ter espaço no governo do estado”, emendou.
De base eleitoral evangélica e tendo caminhado politicamente ao lado da direita nas últimas eleições, Otoni comprou briga com muita gente ao se aliar a Paes. Trocou farpas com figuras como o ex-governador Anthony Garotinho, a ex-deputada Clarissa Garotinho, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e o pastor Silas Malafaia.
Entenda a treta
Irritado com os ataques de Paes, o governador Cláudio Castro decidiu exonerar do governo do estado todos os indicados por políticos de sua base que estejam fazendo campanha pela reeleição do prefeito. O deputado estadual Dionísio Lins (PP), divulgou nota em que reafirma sua posição de proximidade com o governador, mas lembra que “todos têm o direito de votar democraticamente”.
Presidente do Solidariedade, partido que compõe a aliança pela reeleição do prefeito Eduardo Paes, o deputado federal Áureo Ribeiro publicou, no fim da tarde desta segunda-feira (19), um post na rede social X, ex-Twitter, repudiando as críticas que o seu candidato fez a Castro. Já o deputado Val Ceasa (PRD) fez acordo com Castro e prometeu se afastar de Paes.
Guilhotina de Castro
No Diário Oficial desta terça-feira (20), foram publicadas as exonerações de 12 indicados por Filipe Pereira, presidente do Podemos e filho de Pastor Everaldo. Eles estavam nomeados no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade. Já a primeira vítima foi o secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, do PSD de Paes. Ele foi exonerado na segunda.
Deputado federal, Otoni de Paula perdeu o meu respeito e o meu volto, como diz as escrituras a porca lavada voltou ao lamaçal.