A Polícia Civil prendeu seis homens, nesta terça-feira (3), durante ações de combate ao furto de cabos e à receptação na Região Metropolitana do Rio. Um suspeito foi detido em Duque de Caxias e outros cinco, em São Gonçalo. Mais de meia tonelada de cabos de cobre e outros metais foi apreendida.
Em São Gonçalo, a ação faz parte de mais uma fase da Operação Caminhos do Cobre. Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e identificaram uma empresa de reciclagem que funcionava como fachada para a compra, o armazenamento e a revenda de cabos furtados.
As investigações seguem para entender o esquema de furto e receptação de cabos
Segundo o governo do estado, nesta etapa da operação também foram autorizadas a quebra de sigilos ligados a endereços, à empresa investigada e a imóveis utilizados para guardar o material. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar os prejuízos causados ao patrimônio público.
Já em Duque de Caxias, agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados flagraram o crime com o auxílio de um drone, que registrou o furto de cabos em galerias subterrâneas. Desde setembro de 2024, a Operação Caminhos do Cobre já realizou mais de 430 fiscalizações em ferros-velhos em todo o estado.

