Um grande operação policial foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (17), na Rocinha. Cerca de 400 agentes, de 11 batalhões, foram até a comunidade para cumprir 34 mandados contra traficantes do Comando Vermelho que vieram de outros estados, principalmente do Ceará e de Goiás, para buscar abrigo no local. Até esta manhã, um suspeito tinha sido morto, outros dois baleados e um traficante, preso.
O morto foi identificado como Vítor dos Santos Lima, conhecido como Playboy, que seria o principal segurança do traficante John Wallace da Silva Viana, o Johny Bravo, chefe do tráfico na comunidade. Playboy foi morto na localidade conhecida como Dioneia. Já o preso é Kaio Alves Ferreira, conhecido como Barney. Ele é suspeito de participar do tráfico de drogas e de assassinatos em Goiás.
Os agentes também cumprem nove mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos 40 tabletes de cocaína, dois revólveres e munição. Uma estufa utilizada para produção de maconha foi achada na parte alta da comunidade. A ação é coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) com o apoio do Ministério Público do Rio (MPRJ).
Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque, e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) percorrem a comunidade com blindados. O Batalhão Tático de Motociclistas e o Grupamento Aeromóvel dão apoio aos agentes.
A assessoria da Polícia Militar afirmou que os policiais que participam da operação estão utilizando as câmeras de uso corporal. A PM disse ainda que qualquer irregularidade cometida por seus agentes poderá ser denunciada à Ouvidoria da corporação através do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected].
As denúncias poderão ser feitas também na Corregedoria Geral da instituição pelo telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo site www.cintpm.rj.gov.br. O anonimato é garantido. As informações são do G1.