No debate organizado, nesta quinta-feira (22/8), pelo G1, com os candidatos a prefeito de São João de Meriti, Valdecy da Saúde, do PL, depois de fazer a produção esperar por ele até o último minuto, avisando que estava a caminho, informou às 14h30, hora marcada para o debate, que não iria “porque foi convocado pelo presidente regional do partido, Altineu Cortes, para uma reunião excepcional da qual ele não podia faltar e que conflitou com o horário do debate”.
O candidato Léo Vieira, do Republicanos, já estava estúdio, mas, ao saber que Valdecy não iria, despediu-se de todo mundo.
Restaram apenas Marcos Muller, do PMB, e Juliana Drummond, do PSOL — uma rara oportunidade para candidatos com menos visibilidade e posições menos competitivas nas pesquisas, que tiveram todo o espaço à sua disposição.
Única mulher a concorrer à prefeitura da cidade este ano, a professora Juliana comentou que, embora tenha sido beneficiada com mais tempo para expor suas ideias e propostas, considerou a decisão dos demais candidatos em não participar como um prejuízo para a democracia e para a construção política de São João de Meriti.