A votação do projeto de lei que cria um megaferiadão no Rio em novembro, por conta da realização do G20, foi adiada pela Câmara Municipal para a próxima terça-feira (16). A proposta do prefeito Eduardo Paes (PSD) declara ponto facultativo nos dias 18 e 19 de novembro, criando “folgão” de 15 (Dia da República, uma sexta) até 20 (Consciência Negra, na quarta).
Antes da sessão desta quinta-feira (11), representantes da Firjan e Fecomércio se reuniram com vereadores para sugerir alterações no texto, preocupados com o impacto do feriadão na economia da cidade.
Entre as sugestões levantadas estão a limitação do feriado à região do Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca, áreas mais afetadas pela circulação entre participantes do evento. Ou, ainda, excepcionalizar áreas industriais na Zona Oeste. Uma terceira possibilidade seria trocar o feriado amplo por um ponto facultativo e feriado bancário, que, acreditam, já provocaria impacto na movimentação na cidade.
Alguns vereadores argumentam que o feriadão pode ter o efeito contrário, principalmente se fizer sol, com praias lotadas e congestionamentos justamente na Zona Sul.
A prefeitura ficou de apresentar na próxima terça-feira todo o protocolo de segurança exigido para o evento, e comparativos de impacto na movimentação da cidade entre feriados e pontos facultativos. A discussão será realizada antes da sessão de votação.