Na abertura de um evento internacional preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), nesta quarta-feira (27), o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), aproveitou seu discurso para mandar um recadinho simpático — mas irônico — ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
“Confiamos no sucesso da conferência, mas gostaríamos de nos colocar à disposição do governador para ajudar no que for necessário. O Rio tem larga experiência na realização de grandes eventos e pode dar todo o apoio que for preciso”, afirmou o vereador, ao abrir o Fórum Parlamentar Pré-COP30, no Salão Nobre da Câmara, ao lado da secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula (PT).
Hospedagem é um dos maiores problemas da COP30
Nas entrelinhas das palavras do parlamentar estão as dificuldades que a organização da COP30 está enfrentando. Principalmente a questão da hospedagem, com preços nas alturas, assustadores até para quem ganha em dólar ou euro. Esta será a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e vai acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém.