Após anunciar a abertura de 200 vagas emergenciais para o período de inverno, a Secretaria municipal de Assistência Social (Smas) vai disponibilizar mais 160 vagas extras nos abrigos da cidade, com foco em acolher pessoas em situação de rua durante os dias mais frios.
De acordo com a pasta, as novas vagas funcionarão para pernoite e estão distribuídas entre unidades da própria secretaria e espaços oferecidos por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor, como o Norte Shopping, a Paróquia Cristo Rei e a ONG Associação Desenvolvimento Assistencial Familiar.
“Essa iniciativa amplia a rede de proteção a pessoas cuja vulnerabilidade se agrava no frio. Historicamente, nessa época do ano, mesmo quem normalmente recusa o acolhimento acaba aceitando, porque precisa se proteger das baixas temperaturas”, afirmou a secretária Martha Rocha.
A rede de acolhimento da cidade conta atualmente com 2.707 vagas, distribuídas em 33 unidades. Para reforçar a assistência, a Smas também está promovendo a campanha Inverno Solidário, com a arrecadação de agasalhos, cobertores, meias e roupas de frio em bom estado. As doações podem ser feitas até o dia 18 de julho, nos postos de coleta listados neste link.
População em situação de rua cresce e desafia rede de acolhimento
Mesmo com o reforço emergencial, o número de vagas ainda é insuficiente para atender à demanda. Segundo o último censo, o Rio de Janeiro tem 7.865 pessoas vivendo nas ruas — a segunda maior população em situação de rua do país, atrás apenas de São Paulo.